by vgiagentes.com.br

Elementor #603

Marcio Mehiel

Release

Os movimentos internos são os alicerces da expressão humana. Cabe ao ator escolher quais usar, o caminho que o levará até eles, e percorre-lo conscientemente, para poder repeti-lo todas as vezes que desejar.

A técnica na atuação começa a ser valorizada no Brasil e isso é uma  grande conquista para os profissionais da área. Nunca se questionou tanto os processos e os resultados da preparação dos atores para exercer o seu ofício. O foco da questão está no cinema, mas isso acontece também no teatro e na TV.

A atuação no país está, ao menos para o grande público –  diretamente relacionada à como os atores e atrizes se expressam na TV, porém a linguagem de atuação da TV não serve para o cinema, assim como a do teatro também não. Essa consciência de que existe uma linguagem cinematográfica da atuação, faz com que diretores busquem profissionais que preparem os atores dos seus filmes. Esse profissional mais conhecido como preparador de atores e que aqui vou chamar de treinador, tem como função treinar os atores para a direção. Cabe ao diretor a direção do seu elenco.

O prazer de trabalhar está muito associado  ao quanto estamos aptos a exercer aquele ofício. Se ao atuar o ator está preocupado com os elementos que o cercam, por serem estranhos a ele, isso vai certamente comprometer o seu prazer em  estar ali e conseqüentemente a qualidade do seu trabalho. No treinamento que antecede  o filme, o ator vai praticar a atuação de uma maneira técnica e vai se familiarizar com a linguagem que vai cercá-lo ao longo das filmagens.

Creio que o mais importante no trabalho do treinador dentro de um filme – além do aprimoramento técnico dos atores – é  trazer segurança ao  elenco para que ele possa, quando começar a trabalhar com o diretor, dialogar com ele de modo mais criativo possível.

Ateliê de Artes e Ofícios

Criei o Ateliê em abril de 2005 e por lá já passaram inúmeros atores e atrizes, profissionais ou não profissionais, que entraram em contato com a técnica que desenvolvi para a atuação em cinema e que chamo de físico-energética.

Tendo como base a consciência da respiração e do eixo corporal, a técnica fortalece o processo criativo e capacita o ator para o trabalho com o diretor, mantendo-o livre de preocupações formais.

Trabalhos Recentes

 

Longas-metragem

“O Lado Bom de Ser Traída” (Dir:  Diego Freitas, Netflix – preparação de elenco Marcio Mehiel e Leonardo Feijó)

“A Melhor Mãe do Mundo “ Direção – Anna Muylaert – Em finalização.

“Bandida: a número um da rocinha” (Dir: João Wainer, em finalização – preparação de elenco Marcio Mehiel e Leonardo Feijó))

“Nosso Sonho” (Dir: Eduardo Albergaria

“Levante” (Dir: Lilah Hallah, 2023 – preparação de elenco Marcio Mehiel e Leonardo Feijó)

“Diário de Viagem” (Dir: Paula Un Mi Kim, 2022)

“Depois do Universo” (Dir: Diego Freitas, 2022 – Netflix – preparação de elenco Marcio Mehiel e Leonardo Feijó)

“A Jaula” (Dir: João Wainer, 2022)

“O Novelo” (Dir: Claudia Pinheiro, 2021)

“Horácio” (Dir: Mathias Mangin, 2019)

“O Segredo de Davi” (Dir: Diego Freitas, 2018)

“Morto Não Fala” (Dir: Dennison Ramalho, 2018)

“Escaravelho do Diabo” (Dir: Carlo Milani, 2016)

“As Boas Maneiras” (Dir: Juliana Rojas e Marco Dutra, 2014)

“Na Quebrada” (Dir: Fernando Grostein Andrade, 2014)

“Fios de Ovos” (Dir: Maíra Bühler / Matias Mariani, 2011)

“Crianças Invisíveis”(Episódio- “Bilu e João” Dir: Katia Lund, 2006)

“Gostosas, Lindas e Sexies “- Produtora – Santa Rita Filmes Dir.– Ernani Nunes

 

Séries

“Amar é Para os Fortes” (Dir Geral: Kátia Lund – Amazon Prime Video)

“O Santo Maldito” (Dir: Gustavo Bonafé – Disney+ ,  preparação de elenco Marcio Mehiel e Leonardo Feijó))

“Mundo Mistério” (1a temporada – Andre Lefcadito, 2020 – Netflix)

“Posso Explicar?” (Gui Conte, 2020 – Disney+)

“Planeta Starup” (André Lefcadito, 2019 – 1a temporada)

“Sintonia” (1a temporada – Dir: KondZilla, 2019 – Netflix)

“Toda Forma de Amor” (Dir: Bruno Barreto, 2019 – Canal Brasil)

“Experimentos Extraordinários” (Dir: Gabriel Barros e Henrique Moreira, 2014 – Cartoon Network)

“Família Imperial” (Dir: Cao Hamburger, Gabriel Barros, Tea Poppovic, Rafael Gomes, 2012 – Canal Futura)

“F.D.P” (Dir: Kátia Lund, Caíto Ortiz, Johnny Araújo, 2012 – HBO)

“Grandes Pequeninos Chefs” – Discovery Kids  – Barry Filmes – Dir. Marcio Mehiel

 

Video-clipes 

Luan Santana – “Eu, Você, o Mar e Ela” (Dir: Fernando Grosntein Andrade, 2016)

Emicida – “Boa Esperança” (Dir: Katia Lund e João Wainer, 2015)

Sandy e Junior – “Estranho Jeito de Amar”(Dir: Fernando Grosntein Andrade, 2008)

Lulu Santos “Vale de Lágrimas” – (Dir: Christiano Metri, 2006)

“Funk Rave” — Annita Direção: João Wainer e Ricardo Souza

 

Teatro

“Espelho Meu” (Dir: Marcio Mehiel, 2020)

“Amor Profano” (Dir: Einat Falbel, 2019)

“Jogo Aberto” (Dir: Isser Korik, 2016)

“Uma Mulher Quase Normal” (Dir: Marcio Mehiel, 2016)

“Dez Encontros” (Dir: Isser Korik, 2015)

“O Mundo é Grande e Pequenino” (Dir: Marcio Mehiel, 2015)

“O Ensaio” (Dir: Leonardo Moreira, 2013)

“Chá d’Alice” (Dir: Monica Alla e Marcio Mehiel, 2012)

“Um Dia a Menos” (Dir: Marcio Mehiel, 2009)

“Tem de Haver Mais” (Dir: Marcio Mehiel, 2005)

Preparador de Atores

Leandro Karnal, Eucir de Souza, Caco Ciocler, Gisele Bundchen, Tania Khalil, Monica Belluci, Erika Januza, Gisele Itie, Luisa Micheleti, Laila Garin, Seu Jorge, Matheus Fagundes, Isabela Garcia, Lisandra Cortez, Murilo Cezar, Ligia Cortez, Rainer Cadete, Gil Coelho, Cristina Mutarelli, Andre Garolli, André Bankoff, Mira Haar, Marco Antonio Pâmio.

Compartilhe:

Outros criativos relacionados

Área: Roteiristas
Área: DiretoresPreparadores
Área: Diretores
Área: Preparadores
Área: Trilheiros

Enviando Alterações…