Grupo(s): AtoresDubladoresLocutores

Lilian de Lima

Release

LILIAN DE LIMA é atriz, cantora, diretora, dramaturga e preparadora vocal. É formada em Interpretação pela Escola de Arte Dramática (EAD-ECA-USP), em Publicidade pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), em Expressão Vocal e Canto pelo Studio Voz em Movimento e em Dublagem pela Dubrasil.

NA TV, além de trabalhos de locução, dublagem e participações em campanhas publicitárias, participou das séries: Colônia (ainda sem previsão de estreia); Assédio e Vade Retro, da Rede Globo, Psi da HBO; Pedro e Bianca, da TV Cultura; e Brilhante F.C., que esteve no ar pela TV Brasil, Nickelodeon e TV Cultura.  Atuou no programa Cultura é Currículo da TV Cultura e na série Aprender a Empreender exibido na Rede Globo, TV Futura/TV Sebrae. Participou do quadro Retrato Falado do programa Fantástico da Rede Globo.

NO CINEMA, participou do filme Divaldo, o mensageiro da paz, de Clóvis Mello; Amores Urbanos de Vera Egito; Jogo Subterrâneo de Roberto Gerwitz.

COMO PREPARADORA VOCAL, fez assistência de preparação vocal no Programa FAMA4 da Rede Globo; deu aulas na ENT, Escola Nacional de Teatro e na Namie Wihby School & Events. Alguns dos últimos trabalhos de preparação de voz são: Oficina SESC Ipiranga, Treinamento para os atores do grupo Projeto Bazar, contemplado pela Lei de Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo; Oficina de Voz para contadores de histórias no Galpão das Meninas do Conto; Alunos de música e teatro da Usina de Arte em Rio Branco, Acre; Grupo Perversos Polimorfos para montagem do espetáculo Phaedra’s Love; Escola Rodrigues Alves – Projeto Prevenir do Hospital do Servidor com aulas de expressão vocal para professores da rede pública.

NO TEATRO, faz parte da Cia do Tijolo, com o espetáculo musical Cantata para um Bastidor de Utopias, que ganhou em 2014 o Prêmio Shell de Melhor Música e Melhor Cenário, e Prêmio CPT (Cooperativa Paulista de Teatro) de Melhor Projeto Sonoro. Em 2015 o grupo estreou o espetáculo O Avesso do Claustro, sobre Dom Helder Câmara.

É fundadora do Núcleo Toada, grupo que traz em seu repertório espetáculos que misturam música, poesia e teatro. O mais novo trabalho do grupo é PAGU, ANJO INCORRUPTÍVEL, peça musical sobre a vida e obra de Patrícia Galvão, em que, além de atuar e cantar, assina a pesquisa, dramaturgia e direção do espetáculo. O grupo estreou em 2006 com o espetáculo Uma Toada para João e Maria, o amor segundo Chico Buarque. Em 2009 o grupo estreou a Segunda Toada para João e Maria, Chico Buarque Lado B. Os shows têm as músicas de Chico Buarque como fio condutor. Em 2013 o grupo estreou o show Forrós que o Diabo fez, Deus juntou e o Vento soprou. Em 2014 estreou o solo musical Cor de Chumbo.

Desde 2006 participa do grupo As Meninas do Conto com os espetáculos para crianças e jovens com música ao vivo. Com o elenco de Bruxas, Bruxas…e mais Bruxas!, ganhou o Prêmio APCA de melhor atriz.  Em 2017 o grupo estreou seu primeiro espetáculo voltado ao público adulto, Mil Mulheres e Uma Noite, ganhador do Prêmio Aplauso Brasil de melhor figurino.

Fez parte do Teatro Ventoforte, grupo que completou mais de 40 anos de atividade com diversos espetáculos musicais, sob direção de Ilo Krugli. Bodas de Sangue, História de Lenços e Ventos; As 4 Chaves;  O Mistério das 9 Luas, são alguns deles. Em 2006 o grupo participou do WERELD MUZIEK THEATER FESTIVAL, com apresentações na Holanda, Bélgica e Itália da peça Bodas de Sangue. Em 2005 o espetáculo foi premiado em São Paulo com dois Prêmios Shell, Melhor Música e Melhor Cenário.

Histórico

TELEVISÃO

– 2019 – COLÔNIA – Dir. André Ristum (sem previsão de estreia)

– 2017 – VADE RETRO – Dir. Rodrigo Meirelles/Mauro Mendonça Filho – Globoplay/Globo TV aberta

– 2017 – ASSÉDIO – Dir. Amora Mautner – Globoplay/Globo TV aberta

– 2015 – PSI Temp2 – Dir. Rodrigo Meirelles – HBO

– 2013 – BRILHANTE F.C., premiada pelo edital da FICTV – Dir. de Paulo Zaracla/Kiko Ribeiro/Luis Pinheiro – TV Brasil/Nickelodeon/TV Cultura

– 2012 – PEDRO E BIANCA – Dir. Fábio Mendonça/Roberto Moreira/Jeferson de Cao Hamburguer/Fábio Mendonça – TV Cultura

– CULTURA É CURRÍCULO – Dir. Léo Longo – Exibido na TV Cultura
– APRENDER A EMPREENDER – Dir. de João Camargo – Globo, TV Futura/TV Sebrae
– RETRATO FALADO – Dir. de Luiz Villaça – Programa Fantástico/TV Globo

CINEMA

– 2019 – DIVALDO, MENSAGEIRO DA PAZ – Dir. Clóvis Mello

– 2016 – JOGOS URBANOS – Dir. Vera Egito

– JOGO SUBTERRÂNEO – Dir. Roberto Gerwitz

Média-metragem
– ZÉ AMARO E IRINEU – Dir. Márcio Araújo

Curta-metragem
– CACHORRO MORTO – Dir. Fernando Fraiha

TEATRO

Cia do Tijolo

– 2016 – AVESSO DO CLAUSTRO

– 2013 – CANTATA PARA UM BASTIDOR DE UTOPIAS – Prêmio Shell de Melhor Música e Melhor Cenário, e Prêmio CPT (Cooperativa Paulista de Teatro) de Melhor Projeto Sonoro em 2014.
– 2013 – Show CONCERTO DE ISPINHO E FULÔ, baseado no espetáculo teatral ganhador em 2009 dos Prêmios Shell de Melhor Música e CPT de melhor Projeto Sonoro

Meninas do Conto

– 2017 – MIL MULHERES E UMA NOITE – Prêmio Aplauso de melhor figurino
– 2012 – BRUXAS, BRUXAS… E MAIS BRUXAS – Prêmio APCA de melhor atriz/elenco

Núcleo Toada

– 2018 – PAGU, ANJO INCORRUPTÍVEL

– 2018 – TERCEIRA TOADA PARA JOÃO E MARIA, DESCORRIGINDO CHICO

– 2014 – COR DE CHUMBO

– 2008 – SEGUNDA TOADA PARA JOÃO E MARIA, CHICO BUARQUE LADO B

– 2006 – UMA TOADA PARA JOÃO E MARIA, O AMOR SEGUNDO CHICO BUARQUE

Teatro Ventoforte

– 2005 – BODAS DE SANGUE
– 2005 – HISTÓRIA DE LENÇOS E VENTOS
– 2004 – VICTOR HUGO: ONDE VOCÊ ESTÁ?
– 2004 – AS 4 CHAVES

Turnê em Portugal

– 2011 – AMOR SOLÚVEL – turnê por Coimbra, Braga e Matosinhos, em Portugal, e por diversas cidades de São Paulo em 2010.

Aptidões

  • Canto: especialização com Madalena Bernardes, William Guedes e Fernanda Maia
  • Dança: Contato e Improvisação com Cristiane Paoli Quito, Tica Lemos e Érica Moura
  • Instrumento: Toca Percussão Básica
  • Circo: Clown com Cristiane Paoli Quito, Bete Dorgan e Vera Abud

Premiações

  • Prêmio APLAUSO 2017 de Melhor Figurino - Grupo Meninas do Conto - MIL MULHERES E UMA NOITE
  • Prêmio Shell 2014 de Melhor Música e Melhor Cenário, e Prêmio CPT (Cooperativa Paulista de Teatro) 2014 de Melhor Projeto Sonoro - Cia do Tijolo - "Cantata para um Bastidor de Utopias"
  • Prêmio APCA 2013 de melhor atriz/elenco - As Meninas do Conto - Bruxas, Bruxas...e mais Bruxas
  • Prêmios Shell 2010 de Melhor Música e Prêmio CPT 2010 de melhor Projeto Sonoro - Cia do Tijolo - "Concerto de Ispinho e Fulô"
  • Prêmios Shell 2006 de Melhor Música e Melhor Cenário - Teatro Ventoforte - "Bodas de Sangue"
  • Prêmio Shell de melhor figurino - Cia. São Jorge de Variedades - "O Santo Guerreiro e o Herói Desajustado
  • Melhor Atriz no Festival de Artes Cênicas de Teatro Universitário de Blumenau

Vídeos

Compartilhe:

Outros artistas relacionados

Altura: 1.80m
Altura: 1.63m
Altura: 1.76m
Altura: 1.6m
Altura: 1.60m

Enviando Alterações…