by vgiagentes.com.br

Elementor #603

Marcio Mehiel

Release

Os movimentos internos são os alicerces da expressão humana. Cabe ao ator escolher quais usar, o caminho que o levará até eles, e percorre-lo conscientemente, para poder repeti-lo todas as vezes que desejar.

 

 

A técnica na atuação começa a ser valorizada no Brasil e isso é uma  grande conquista para os profissionais da área. Nunca se questionou tanto os processos e os resultados da preparação dos atores para exercer o seu ofício. O foco da questão está no cinema, mas isso acontece também no teatro e na TV.

 

A atuação no país está, ao menos para o grande público –  diretamente relacionada à como os atores e atrizes se expressam na TV, porém a linguagem de atuação da TV não serve para o cinema, assim como a do teatro também não. Essa consciência de que existe uma linguagem cinematográfica da atuação, faz com que diretores busquem profissionais que preparem os atores dos seus filmes. Esse profissional mais conhecido como preparador de atores e que aqui vou chamar de treinador, tem como função treinar os atores para a direção. Cabe ao diretor a direção do seu elenco.

 

O prazer de trabalhar está muito associado  ao quanto estamos aptos a exercer aquele ofício. Se ao atuar o ator está preocupado com os elementos que o cercam, por serem estranhos a ele, isso vai certamente comprometer o seu prazer em  estar ali e conseqüentemente a qualidade do seu trabalho. No treinamento que antecede  o filme, o ator vai praticar a atuação de uma maneira técnica e vai se familiarizar com a linguagem que vai cercá-lo ao longo das filmagens.

 

Creio que o mais importante no trabalho do treinador dentro de um filme – além do aprimoramento técnico dos atores – é  trazer segurança ao  elenco para que ele possa, quando começar a trabalhar com o diretor, dialogar com ele de modo mais criativo possível.

 

Ateliê de Artes e Ofícios

Criei o Ateliê em abril de 2005 e por lá já passaram inúmeros atores e atrizes, profissionais ou não profissionais, que entraram em contato com a técnica que desenvolvi para a atuação em cinema e que chamo de físico-energética.

Tendo como base a consciência da respiração e do eixo corporal, a técnica fortalece o processo criativo e capacita o ator para o trabalho com o diretor, mantendo-o livre de preocupações formais.

 

Trabalhos Recentes

 

Séries

“Amar é Para os Fortes” – Amazon – Dir. Katia Lund

“FDP” – HBO  – Pródigo  Filmes – Dir. – Caito Ortiz, Kátia Lund, Jhonny Araújo e Adriano Civita

“Família Imperial” – Disney Channel  – Primo Filmes – Dir. – Cao Hamburger, Teo Poppovic e Gabriel Barros

“Experimentos Extraordinários” – Cartoon Network – Boutique Filmes  – Dir. – Jotaga e Gabriel Barros

“Grandes Pequeninos Chefs” – Discovery Kids  – Barry Filmes – Dir. Marcio Mehiel

 

Filmes de longa-metragem

“As Boas Maneiras” – Dezenove Filmes – Dir. Juliana Rojas e Marco Dutra

“O Escaravelho do Diabo” – Dezenove Filmes e Globo Filmes – Dir. – Carlo Milani

“Na Quebrada” – Spray Filmes – Dir. Fernando Andrade

“Gostosas, Lindas e Sexies “- Produtora – Santa Rita Filmes Dir.– Ernani Nunes

“A Dama do Contrabando”

“Morto não fala” – Casa de Cinema  – Dir.– Dennison Ramalho

“O Segredo de Davi” – Parakino – Dir. – Diego Freitas

“Livramento” – Dir Lila Hala

“Nosso Sonho” – Prod. Urca Filmes

 

Preparador de Atores

Leandro Karnal, Eucir de Souza, Caco Ciocler, Gisele Bundchen, Tania Khalil, Monica Belluci, Erika Januza, Gisele Itie, Luisa Micheleti, Laila Garin, Seu Jorge, Matheus Fagundes, Isabela Garcia, Lisandra Cortez, Murilo Cezar, Ligia Cortez, Rainer Cadete, Gil Coelho, Cristina Mutarelli, Andre Garolli, André Bankoff, Mira Haar, Marco Antonio Pâmio.

 

Portfolio

Compartilhe:

Outros criativos relacionados

Todos os direitos reservados à VGI Agentes® Dev. by Pompz Artes