Formada pela Escola de Arte Dramática/USP (1987), graduada em Educação Artística com Habilitação em Teatro pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista UNESP (2001). Mestrado e Doutorado em Artes pela Escola de Comunicações e Artes/USP (2006 e 2016).
Foi professora do Departamento de Linguagens do Corpo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP de 2001 a 2018, onde ministrou as disciplinas de Técnica de Ator, Improvisação, Laboratórios de Corpo e Orientação de Projeto de Cena (TCC).
Pertenceu ao grupo Teatro da Vertigem de 1996 a 2008 tendo participado da criação e montagem dos seguintes espetáculos: O Livro de Jó (1995), Apocalipse 1,11 (1999), O Paraíso Perdido (2002, por ocasião da remontagem da “Trilogia Bíblica”, comemoração dos 10 anos do grupo); a ópera Dido e Eneas (2008) e A Última Palavra é a Penúltima, (2008) e A Última Palavra é a Penúltima 2.0, (2014).
Viveu em Nova Iorque de 2004 a 2007. Lá realizou alguns workshops com Anne Bogart (Viewpoints – SITI Co.), Mary Overlie (Viewpoints – TISCH School), Lenard Petit (MICHA -The Michael Chekhov Association – Massachusetts University), dentre outros. De volta para o Brasil, formou um grupo de estudos sobre o sistema de improvisação dos Viewpoints, trabalhou como preparadora corporal, ministrou oficinas que tinham a técnica como tema, experiências que culminaram com a tese de doutorado “Viewpoints: Teoria e Prática”, orientada elo Professor Jacó Guinsburg.
Trabalhou na coordenação artístico-pedagógico dos programas: Teatro Vocacional (por ocasião da implantação do programa, como assistente de Maria Tendlau entre 2001-2003), Ademar Guerra (atual Programa de Qualificação em Artes, atuando como coordenadora regional e, posteriormente, como coordenadora pedagógica, 2009-2010) e também na coordenação técnica e artístico-pedagógica dos Núcleos de Artes Cênicas do SESI-SP (NACs), distribuídos nos 19 teatros da entidade, espalhados pelo interior e Grande São Paulo, do Núcleo Experimental Artes Cênicas e Núcleo de Dramaturgia, ambos no prédio da Avenida Paulista.
Como supervisora de programas culturais em artes cênicas do SESI-SP, cargo que assumiu entre 2014 a 2020, também desenvolveu editais de produção de espetáculos inéditos e não-inéditos, capital e interior, bem como seus processos de seleção, projetou a programação cultural dos teatros (capital e interior), articulou importantes parcerias tais como a MIT (Mostra Internacional de Teatro, entre 2018 a 2020), MICBR (Mercado das Indústrias Criativas do Brasil, 2018), dentre outras ações.
FORMAÇÃO ACADÊMICA
ATIVIDADE DE PESQUISA
ATIVIDADE ARTÍSTICA– ATRIZ
ATIVIDADE ARTÍSTICA – DIREÇÃO
ATIVIDADE PEDAGÓGICA
PUBLICAÇÃO
PARTICIPAÇÃO EM BANCA DE COMISSÃO JULGADORA:
Outros artistas relacionados
Todos os direitos reservados à VGI Agentes® Dev. by Pompz Artes
Enviando Alterações…