Grupo(s): Atores

Miriam Rinaldi

Release

Pertenceu ao Teatro da Vertigem (1996 a 2014), grupo que marcou a cena teatral dos anos 2.000 com espetáculos como O Livro de Jó e Apocalipse 1,11. Formada pela Escola de Arte Dramática/USP (1987), obteve mestrado e Doutorado em Artes pela Escola de Comunicações e Artes/USP (2006 e 2016). Trabalhou com grandes nomes da publicidade nos anos 1990, tais como Fernando Meirelles, Dorian “Dodgi” Taterka, Ricardo Van Steen, Nando Olival. Foi professora do Departamento de Linguagens do Corpo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP por mais de 10 anos e também atuado como coordenadora de projetos artístico-pedagógicos. Atualmente tem colaborado com a Cia da Memória, nos espetáculos As três irmãs e O jardim das cerejeiras.

Histórico

  HISTÓRICO

FORMNAÇÃO ACADÊMICA

  • Doutora em Artes pela Escola de Comunicações e Artes de São Paulo, USP, orientação do Prof. Jacó Guinsburg, Viewpoints: Teoria e Prática, 2016.
  • Mestre em Artes pela Escola de Comunicações e Artes de São Paulo, USP, 2006, orientação da Profa. Silvia Telles Fernandes: O ator do Vertigem: o processo de criação de Apocalipse 1,11.
  • Licenciatura Plena em Educação Artística – Habilitação em Artes Cênicas – Universidade Estadual Paulista – Instituto de Artes – IA/UNESP, 2000.
  • Escola de Arte Dramática – Escola de Comunicação e Artes de São Paulo – EAD/ECA/USP, 1989.

ATIVIDADE DE PESQUISA

  • Grupo de estudo Viewpoints/Estudés, ao lado de Marina Nogaeva Tenório, abordamos a obra de L. Pirandello sob as perspectivas do sistema de improvisação dos Viewpoints e da análise ativa dos Estudés. Duração de 2 meses, 96horas.
  • Workshop “A criação cênica a partir de elementos sonoros” com Simon Mcbyrne e Gareth Fry – Oficina Cultural Oswald de Andrade (12 h/a), 2014.
  • Formação e líder do grupo de estudos práticos na Técnica de Viewpoints com os atores: Cristina Lozano, Emerson Rossini, Cristina Rocha, Camila Venturelli, Joaquim Lino e Priscila Jorge – PUC/SP, de 2008 a 2011.
  • Aluna Especial, Artes Cênicas ECA/USP, disciplina O Corpo em Crise, ministrado por Christine Greiner, 2002.
  • Acompanhamento do curso ministrado por Richard Schechner na Tisch School of the Arts, Performance Studies, Universidade de Nova Iorque, 2006 (1 semestre).
  • Acompanhamento das aulas da coreógrafa Mary Overlie na Tisch School, Institute of Performing Arts – Experimental Theater Wing, Universidade de Nova Iorque, 2007 (1 semestre).
  • Acompanhamento das aulas máscaras de Mira Felner, Mask, no curso de Licenciatura em Artes Cênica da Hunter College, Nova Iorque, 2007 (1 semestre)
  • Estágio de acompanhamento dos laboratórios de interpretação e direção do centro de pesquisa de Anton Vassiliev, Moscou, Rússia, 20h, maio de 1998.
  • Grupo de estudo teórico-prático sobre a Biomecânica de V. Meyerhold, coordenado por Maria Thaís no período de 1995 a 1997.
  • Grupo de estudo teórico-prático sobre o sistema de C. Stanislavski, com o diretor e ator russo A. Adgur 1996, Teatro Escola Macunaíma, encontros regulares uma vez por semana durante dois meses.
  • Visita ao Odin Teatret, coordenado por Eugênio Barba, em Holstrebro, Dinamarca, imersão de 3 dias, 1997.

FORMAÇÃO COMPLEMENTAR

  • Laboratório Criativo em Viewpoints com Donnie Mather, Espaço Crisamtempo, (20 h/a) junho 2012.
  • Oficina Viewpoints e Suzuki Training com Donnie Mather, (20 h/a) janeiro de 2011.
  • Viewpoints e Suzuki Training com Donnie Mather, Espaço Fábrica, (20 h/a) agosto de 2011.
  • Viewpoints II intensive course, Com SITI Company, Nova Iorque, novembro de 2006 (35 h/a).
  • Scene Study Workshop, com Irene Moore, Universidade de Nova Iorque, maio/ junho de 2006 (30 h/a).
  • Michael Chekhov Technique, com a MICHA (Michel Chekhov Association). Coordenação de Joanna Merlin, Ted Pugh, Ragnar Freidank e Lenard Petit, Universidade de Massachusetts, 2006, (72 h/a).
  • Viewpoints I intensive course, com a SITI Company, Nova Iorque, março de 2005. (35 h/a).
  • Action Theater, com Ruth Zaporah, Nova Iorque, abril de 2005 (8 h/a).
  • Workshop com o grupo Gardenizie da Polônia, La mama Theater, Nova Iorque, maio 2005 (6 h/a).
  • Workshop com o grupo Mabou Mines, PS 122, maio de 2005 (8 h/a).

CURSOS COMPLEMENTARES

  • Participou de diversas oficinas e cursos, destacando: Clown, com F. Zigrino, Teatro Físico com Fernando Vieira, Voz com Madalena Bernardes e Mônica Montenegro, Interpretação com Juliana Carneiro, Cacá Carvalho, Marilena Ansaldi, Gerald Thomas e Maria Helena Lopes, Eutonia com Karem Muller, Butoh com Kasu Ono, Máscara, com o Grupo Moitará, Treinamento com o grupo LUME.

ATIVIDADE ARTÍSTICA– ATRIZ/TEATRO

  • Diretora de elenco do espetáculo O Jardim das Cerejeiras, direção Ruy Cortes, com a Cia da Memória, 2025.
  • Em As Três Irmãs e a Semente da Romã, díptico realizado pela Cia da Memória em cartaz no SESC Pompeia, 2022, representou Masha, ao lado do Luiz Carlos Vasconcelos e grande elenco. Projeto ganhador do prêmio Shell e prêmio especial APCA de melhor direção: Ruy Cortez e Marina Tenório.
  • Dos Nervos, projeto solo e autoral premiado pelo edital ProAC Expresso 01/2020, disponível na Plataforma #Culturaemcasa.
  • Fim de Partida, de Samuel Beckett, direção de Eric Lenate, ao lado dos atores Ricardo Grasson e Rubens Caribé. Temporada no SESC Pinheiros e na Escola SP de Teatro, 2016.
  • Uma Espécie de Alasca, de Harold Pinter, direção de Gabriel Fontes Paiva, ao lado dos atores Yara de Novaes e Jorge Emil. Projeto premiado pelo 19º Cultura Inglesa Festival, 2015. Realizou apresentações no Itaú Cultural em 5 e 6 de abril de 2016; no Teatro Caixa Cultural Rio de Janeiro de 30/11 a 17/12 de 2017; no Teatro Caixa Cultural Brasília 21 a 23 de setembro de 2018 e no Teatro Caixa Cultural Curitiba de 28 a 30 de setembro de 2018.
  • A Última Palavra é a Penúltima 2.0, intervenção urbana na passagem subterrânea para pedestres na Rua Xavier de Toledo. Teatro da Vertigem, direção Antônio Araújo e Eliana Monteiro. Evento realizado pela 31ª. Bienal de São Paulo, 2014.
  • Atriz convidada participar do espetáculo Um Carvalho, de Tim Crouch, direção Rodrigo Batista e membros do PH2 Estado de Teatro, SESC Belenzinho 2013.
  • !SALTA!, texto de Verônica Stigger, direção de Verônica Veloso com Coletivo  Dodecafônico; prêmio de Fomento ao Teatro 2012, Temporada SESC Santo Amaro e TUSP, 2013.
  • Integrante, de 1994 a 2004, do Teatro da Vertigem[1]. Participa da criação dos espetáculos O Livro de Jó (1995) e Apocalipse 1,11 (1999). Participou da remontagem de O Paraíso Perdido por ocasião da comemoração de dez anos do grupo. Esses espetáculos excursionam por diversos festivais, destacando: International Theater Festival Dialog (Wroclaw, 2003), Theater der Welt (Köln 2002), Meetings Acarte (Lisbon – 2000), III International Theater Festival Anton Chekhov (Moscow – 1998), XIII International Festival of Theater (Caracas – 2001) e Aarhus Festival of Arts (Denmark -1997).
  • A Última Palavra é a Penúltima, intervenção urbana em parceria com o Teatro da Vertigem (SP), grupo Zikzira (MG/UK) e LOT (Peru), 2008. Baseado no texto “O Esgotado” de Gilles Deleuze.
  • Dido e Enéas, ópera de Henry Purcell regida por Tiago Pinheiro, projeto a convite de Jamil Maluf em comemoração a inauguração da nova central produção de cenários e figurinos do Teatro Municipal,
  • Participação nos seguintes espetáculos: A Casa de Bernarda Alba (1998), direção de William Pereira, Kaspar (1994), direção de Rubens Rusche, Alice (1993), direção de Mirtes Mesquita e Marco Antônio Lima, Otelo (1991) e Antes da Queda (1990), ambos dirigidos por Fabrízia Pinto, O Despertar da Primavera (1988), direção de Ulysses Cruz, A Cidade muda Ato II, (espetáculo de manipulação, 1986), de Marco Antônio Lima e Eduardo Amos, Garga, o Temerário (1983), direção de Flávio Dias.

ATIVIDADE ARTÍSTICA – DIREÇÃO

  • Leitura encenada da peça Ghetto, texto inédito do autor israelense Joshua Sobol. I Bienal Internacional de Teatro do TUSP, 2013.
  • Dissidente, de Michel Vinaver, tradução de Jean-Claude Bernardet e Rubens Rewald com os atores Cácia Goulart e José Geraldo Rodrigues, prêmio ProAC, temporadas SESC Consolação e Comune, 2010.
  • Assistente de direção e preparadora corporal do espetáculo A Mulher que Ri, direção de Yara de Novaes.
  • Cacos de Vidro no Jardim Molhado, pesquisa realizada em processo colaborativo com a Cia. 3X4, temporada de 8 meses, 2003.
  • A Valsa, trabalho extracurricular, resultado da pesquisa de Iniciação Científica: O ator como dramaturgo – a importância da Improvisação no processo criativo de Pina Bausch, 1999.
  • Osvaldo e Zenaide, de Jean Tardieu, espetáculo extracurricular realizado com alunos graduandos da UNESP, 1998.
  • Assistente de direção de Sérgio de Carvalho no espetáculo Passos em Volta, ECA/USP, 1992.

ATIVIDADE ARTÍSTICA – PREPARAÇÃO CORPORAL

  • Maria Miss, direção Yara de Novaes, Teatro Eva Herz, 2012.
  • Grupo Oficina Uzyna Uzona (repertório), 2011.
  • Marcha Para Zenturo, direção de Luiz Fernando Marques (Lubi) espetáculo fruto da parceria do XIX Grupo de Teatro (SP) e Espanca! (BH), Centro Cultural São Paulo – Sala Jardel Filho, 2011.
  • As Meninas, direção de Yara de Novaes, teatro Eva Herz,2009.
  • A Mulher que Ri, direção de Yara de Novaes, Teatro Alfa, 2008.
  • Dido e Enéas, ópera direção de Antônio Araújo, realizou o desenho de movimento do Coral Paulistano,

ATIVIDADE PEDAGÓGICA

  • Direção artística do espetáculo Nossa Voz, projeto social desenvolvido ao longo de 6 meses na comunidade de Portelinha, periferia de Piracicaba, e realizado pelo Instituto Odeon, 2024.
  • Dirigiu e coordenou o trabalho de conclusão (Disciplina Atuação e Performance V e VI 2023) intitulado Liberdade 23, baseado no texto original de Flávio Rangel e Millôr Fernandes, no Instituto de Artes da UNESP- Bacharelado em Artes Cênicas, de maio a dezembro/2023, como professor concursada regime temporário. Esse espetáculo foi selecionado para participar do 29º FESTEP – Festival Estudantil do Estado de São Paulo, no Conservatório de Tatuí, Sustenidos, em julho de 2024.
  • Dirigiu e coordenou a criação e montagem do espetáculo A Roda, baseado no texto original de Arthur Schintzler e adaptação de Marina Corazza com o Grupo Artístico da Companhia de Teatro do Conservatório de Tatuí, a convite do coordenador e gerente artístico Antônio Salvador, programa gerido pela Sustenidos, de março a dezembro de 2024. Foi a primeira mulher a ocupar este lugar desde a criação do Departamento de Artes Cênicas.
  • Participou da comissão examinadora da defesa da dissertação de mestrado “Entre o cinema e o teatro: a transparência e organicidade no trabalho do ator”, de José Geraldo Rodrigues de Alckimin Neto – (presidente Prod Dra. Maria Silvia Maria Geraldi), UNICAMP, 26/07/2017.
  • Participou da comissão examinadora da Tese de Doutorado “Sob a Perspectiva do instante – o teatro como lugar de construção de um espaço-tempo singular” de Juliana Reis Monteiro dos Santos, (presidente Prof Dr. Cassiano Sydow Quilici), UNICAMP, 23/06/2017.
  • Professora do Curso de Comunicação das Artes do Corpo PUC/SP de 2002 A 2018, onde ministrou aulas de Interpretação, Improvisação e Orientação Projeto de Conclusão de Curso. Como orientadora, dirigiu os trabalhos CTRL+Z ou 220 Lâmpadas de 1 Watt, Céu na Terra, Zona 5 e Eu Vou me Amar em você este último participando da Mostra TUSP de Teatro Universitário em 2013.
  • Coordenadora do Núcleo Experimental De Artes Cênicas do SESI, onde desenvolveu o projeto “Graus da Representação: a personagem, o narrador, a persona”, de 2013 a 2015. Nesse programa, foram produzidos os seguintes espetáculos com os alunos: 52 Hertz e Vermelho-Céu, ambos com direção de Marcelo Lazzaratto (2013); Tudo o Mais Permanece o Mesmo e E Eles Eram Eles Mesmos?, ambos com a Direção de Francisco Medeiros (2014), Bruto, direção de Luiz Fernando Marques (2015); Tiros em Osasco, direção de Yara de Novaes (2016, com a turma de 2015).
  • Direção do espetáculo Um Casamento Perfeito, texto inédito de Charles Mee com alunos da turma 61 da Escola de Arte Dramática, EAD/USP, 2011.
  • Aulas práticas no Curso de Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes, USP. Graduação. Disciplina: Interpretação II, 2º semestre de 2009. Professora convidada.
  • Coordenadora Pedagógica do Projeto Ademar Guerra, Secretaria do Estado da Cultura em 2010. Participou como coordenadora Regional do mesmo Projeto durante o ano de 2009.
  • Curadoria da 1ª. e 5ª. Edição da Semana das Artes do Corpo, evento anual de exposição de trabalhos práticos e teóricos do Curso de Artes do Corpo- COMFIL/PUC/SP, 2004 2008.
  • Assistente artístico-pedagógica do projeto Teatro Vocacional, coordenado por Maria Tendlau, da Prefeitura Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo, de março de 2002 a janeiro de 2003.
  • Professora regular Teatro Escola Macunaíma nas disciplinas de Interpretação, Teoria da Interpretação e Montagem. Dirigiu os espetáculos: Só Mais Uma, de Dorothy Parker, O Verdugo, de Hilda Hilst, Sonata dos espectros, de August Strindberg e Anjo de Pedra, de Tennessee Williams, de 1999 a 2002.
  • Aula aberta sobre o processo criativo do Teatro da Vertigem, no III ECUM, Belo Horizonte, 2000.
  • Oficinas e workshops sobre o ator no processo de criação do Teatro da Vertigem (intitulados O ator criador), destacando: TUSP, setembro de 2002, Escola de Formação de Atores – C.A.L., Rio de Janeiro, novembro e dezembro de 2001, PUC/ SP, agosto de 2001, TUSP Maria Antonia e Teatro Agora, julho de 2001, SESC Vila Mariana, agosto de 2000.
  • Workshop (intitulado Vivência e Criação de Quadros Vivos), no Instituto de Artes, UNESP, 1999.
  • Aula aberta sobre o processo de criação do espetáculo O Livro de Jó, Auhus, Dinamarca, 1998.
  • Oficina de interpretação (intitulado A Improvisação e o Ator), na Oficina Cultural Oswald de Andrade, 1998.

PUBLICAÇÃO

  • Artigo O ator do Teatro da Vertigem (pp.29-39), in Teatro da Vertigem, organização Sílvia Fernandes, Rio de Janeiro, Ed. Cobogó, 2018.
  • Artigo Apontamentos sobre a técnica dos Viewpoints em exposição prática. REBENTO Revista de Artes do Espetáculo/ IA/UNESP, 2013.
  • Artigo O que o ator-criador tem construído para si? publicado na A[l]berto, Revista da SP Escola de Teatro, no. 1, 2012.
  • Artigo Workshop de Criação, publicado na revista de teatro Cavalo Louco da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz, ano 4, no. 7, dezembro de 2009.
  • Artigo Ator-criador e o processo colaborativo, na revista Sala Preta, 2007.
  • O que fazemos em sala de ensaio, artigo do livro: Trilogia Bíblica -Teatro da Vertigem, Publifolha, 2002.
  • Editora de O Sarrafo, jornal realizado em pareceria com cinco grupos de teatro (Folias, Parlapatões, Latão, Vertigem), distribuído de março a dezembro de 2003.

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL em New York

  • Assistência geral na ‘walking performance’ Off Stage- The West Village Fragments do grupo Peculiar Works Project, 2006
  • Direção de palco na peça A Kingdom, a Country or a Wasteland, in the Snow dirigida por Yana Ross no PS 122, 2006.
  • Assistente de produção no festival internacional Under the Radar, produzido por Mark Russel e Public Theater, 2007.
  • Assistente de produção do TeatroStage Festival, festival latino-americano com curadoria e produção de Susana Tubert, 2007.

GESTÃO CULTURAL

  • Supervisora de programas culturais (artes cênicas) do SESI-SP de janeiro de 2016 a maio de 2020, unidade Paulista: Avenida Paulista 1313, andar intermediário – tel. 31467171.
  • Nesse cargo, desempenha o papel de coordenação técnica e artístico-pedagógica dos Núcleos de Artes Cênicas (NACs), distribuídos nos 19 teatros do SESI-SP espalhados pelo interior e Grande São Paulo; Núcleo Experimental Artes Cênicas e Núcleo de Dramaturgia; desenvolve os editais de produção de espetáculos inéditos e não-inéditos e seus processos de seleção; programação teatral dos teatros do SESI-SP, dentre os maiores destaques, os seguintes espetáculos inéditos:

– 2017: Pagliacci, com o grupo La Mínima; A Visita da Velha Senhora, direção de Luís Villaça, com Denise Fraga e grande elenco; O Senhor das Moscas, direção de Zé Henrique de Paula;

– 2018: Teatro SESI – Que Monstro Te Mordeu?, direção de Carla Candiotto; Molère, direção Diego Fortes; Os 3 Mundos, direção de Nelson Barskerville; Núcleo de Dramaturgia – Quero Morrer com meu próprio Veneno, direção Mika Lins; Núcleo Experimental – Acúmulus, direção Kenia Dias e Ricardo Garcia; Produção Inédita Viagem Teatral – Oi Lá, Inezita, direção Fagner Rodrigues com a Cia Cênica; Burundanga – a revolução do baixo ventre, direção de Fernando Neves com a Damião Cia de Teatro.

-2019: Teatro SESI – Tatá, o travesseiro, direção Gustavo Bicalho e Henrique Gonçalves com a Artesanal Cia. De Teatro; As Cangaceiras, guerreiras do sertão, direção de Sergio Módena, A Verdadeira História do Barão, direção de Marcelo Romagnoli com a Nau de Ícaros; Erêndira, a incrível e triste história de Cândida Erêndira e sua avó desalmada, direção de Marco Antônio Rodrigues; Núcleo Experimental – A Festa, estratégias musicais para sobreviver, direção de Claudia Schapira; Produção Inédita Viagem Teatral – Circo da Cuesta, direção Ronaldo Aguiar com a Cia Beira Serra de Circo Teatro; Um Golinho Só, direção de Dino Bernardi, com a Cia. Cornucópia.

  • Coordenadora do Núcleo Experimental de Artes Cênicas do SESI-SP, de 2013 a 2015, selecionada em primeiro lugar no Edital de 2012 com o projeto pedagógico “Graus da Representação”, dividido em eixos conceituais e práticos: Personagem, Narrador e Persona.

PARTICIPAÇÃO EM BANCA DE COMISSÃO JULGADORA:

  • Parecerista credenciada da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, São José dos Campos.
  • Edital 24/2020 AMC/CFOC/SFA, 1ª. Edição do Prêmio Aldir Blanc de Apoio à Cultura da Cidade de São Paulo.
  • Edital PROAC No. 02/2019 – Circulação de espetáculo de Teatro;
  • Edital PROAC No. 07/2017 – Produção de Espetáculo Inédito de artes cênicas para público infantil;
  • Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo, 2010;

CONTATOS:

Celular: (11) 97110 2878

Residência: 2892 2878

Email: miriamrinaldi2013@gmail.com

Instagram: rinaldi6819 https://www.instagram.com/rinaldi6819/

Lattes: Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2175330536700349

São Paulo, Abril de 2025.

[1]  Teatro da Vertigem, dirigido por Antônio Araújo, tem mais de 17 anos de continuidade de pesquisa. É reconhecido internacionalmente e ganhador de vários prêmios. Se houver necessidade, poderia anexar o currículo do grupo. Como integrante por mais de 12 anos, tive uma atividade intensa na criação dos espetáculos, na manutenção das produções, gerenciamento dos projetos do grupo. Minha dissertação de mestrado reflete parte de meu aprendizado e experiência como atriz do Vertigem.

Aptidões

  • Habilidade em improvisação no espaço, sistema de Viewpoints

Premiações

  • 2000 - Prêmio Shell na categoria especial ao Teatro da Vertigem pela pesquisa de linguagem cênica e dramatúrgica, SHELL.
  • 1998 - Prêmio Flávio Rangel para a pesquisa de linguagem - Apocalipse 1,11, Ministério da Cultura / FUNARTE.
  • 1996 - Prêmio Shell na categoria melhor espetáculo - O Livro de Jó, SHELL.
  • 1996 - Prêmio APCA na categoria melhor espetáculo - O Livro de Jó, Associação Paulista de Críticos de Arte.
  • 1996 - Prêmio Mambembe - categoria melhor espetáculo - O Livro de Jó, Ministério da Cultura.
  • 1996 - Prêmio Apetesp na categoria melhor espetáculo - O Livro de Jó, Associação dos Produtores de Espetáculos Teatrais do Estado de São Paulo - APETESP.
  • 1994 - Prêmio Estímulo Flávio Rangel - para espetáculos teatrais em espaços não convencionais, Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.

Vídeos

Compartilhe:

Outros artistas relacionados

Altura: 1.80m
Altura: 1.63m
Altura: 1.76m
Altura: 1.6m
Altura: 1.60m

Enviando Alterações…